quinta-feira, 17 de junho de 2010

Temperaturas Mínimas - Paraná - 17/06/2010

      Houve uma elevação substancial das temperaturas mínimas no Paraná. Em algumas cidades foram registradas mínimas acima de 17°C. Depois de algumas semanas com temperaturas noturnas baixas, o quadro esta semana inverteu devido ao afastamento de um núcleo frio que atuava no sul do Brasil e ao fortalecimento de uma massa mais aquecida e seca que atuava, em parte, sobre regiões tropicais. Com ventos favoráveis (N e NO), a massa mais aquecida foi adentrando pelo Paraná, começando pelo oeste e norte, depois se espalhando por outras regiões.

       Outro fator que se nota, é a presença de um bloqueio atmosférico que impede a passagem de frentes frias acompanhadas de retaguardas frias, com isto leva as localidades mais ao norte a dias de sol, poucas nuvens e temperaturas elevadas e muita chuva sobre o Rio Grande do Sul.

       Com a aproximação de uma frente fria que evolui lentamente no Sul do Brasil, a tendência também é contribuir para uma elevação de temperaturas, pois os dias que antecedem a passagem de sistemas frontais provocam aumentos de temperaturas.

       Segundo os modelos numéricos há previsão para um forte resfriamento na próxima semana. Esses modelos divergem na intensidade, mas o inverno deve começar frio no sul, parte do sudeste e parte do Centro Oeste

       Abaixo segue as temperaturas Mínimas do Paraná:


Nenhum comentário:

Postar um comentário