segunda-feira, 25 de junho de 2012

Clima

LOGO

 
         Nestes dias, entre outros comentários e análises, iremos escrever e divulgar as previsões climáticas de diversos institutos meteorológicos para os próximos meses. Como também colocar prognósticos ligados ao ENSO, bem como a previsão climática para Goiás. 
          Já tem instituição pública meteorológica e empresas privadas de meteorologia prognosticando um possível evento de El nino para o próximo trimestre. Com isto deve afetar na dinâmica climática em algumass regiões brasileiras.
         Hoje começaremos pela divulgação do texto de consenso elaborado pelo CPTEC/INMET.


  

FENÔMENO EL NIÑO SEGUE EM EVOLUÇÃO NO PACÍFICO EQUATORIAL
       A previsão climática de consenso para o trimestre julho, agosto e setembro de 2012 (JAS/2012) indica maior probabilidade de chuvas na categoria abaixo da normal climatológica (40%) para o norte da Região Norte e entre a categoria normal (40%) e abaixo da normal (35%) para uma faixa mais estreita no leste da Região Nordeste, que se encontra no final do período chuvoso. Numa faixa central que engloba o sul das Regiões Centro-Oeste e Sudeste e o norte da Região Sul, a previsão aponta uma maior probabilidade de ocorrência de chuvas na categoria normal (40%), seguida pela categoria acima da normal climatológica (35%). Nas demais áreas do País, a distribuição espacial das chuvas tem igual probabilidade nas três categorias (abaixo, normal e acima da normal climatológica), inclusive para o Rio Grande do Sul. As temperaturas podem variar entre a categoria normal a acima da normal em parte das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, em função de mudanças associadas ao possível desenvolvimento de condições de El Niño no decorrer do trimestre JAS/2012. Para o centro-sul do País, a previsão de temperatura indica condições típicas de inverno, podendo, em alguns períodos, ocorrer acentuado declínio das temperaturas devido às incursões de massas de ar frio, assim como episódios de geada.
Fonte:CPTEC/INMET

Elder

Nenhum comentário:

Postar um comentário