terça-feira, 5 de março de 2013

Tendências e Águas de Março

 
 
Fonte e créditos: CPTEC
 
Esta semana (05-13/03) será marcada por temporais de verão em grande parte do Brasil. Esses temporais são frutos do aquecimento diurno combinado com a umidade disponível nas diversas camadas da atmosfera. As chuvas deverão ocorrer em forma de pancadas de chuva, acompanhadas de trovoadas principalmente à tarde e início da noite. 
As atenções deverão ser voltadas para a região litorânea do sudeste do Brasil, devido a anomalia positiva das águas do Atlântico na região, interagindo com o transporte de umidade do oceano Atlântico. Poderão ocorrer fortes temporais no Rio de Janeiro, como baixada fluminense e região serrana. Também poderá haver chuvas intensas no litoral de S.Paulo, a exemplo do  ocorrido em Cubatão e serra do Mar. As chances são menores no litoral sul do Espírito Santo, mas não se descarta a ocorrência de tempo adverso.
De acordo com os modelos numéricos as chuvas nos próximos 15 dias devem se comportar na faixa abaixo da média e dentro da média no centro-sul Brasileiro. Também, é bom destacarmos que a precipitação será mal distribuída no tempo e no espaço nesta primeira quinzena.
De acordo com a temperatura, teremos as próximas duas semanas com termômetros se comportando acima da média. As temperaturas estarão mais elevadas durante à tarde.
No nordeste Brasileiro, principalmente nas áreas do sertão e agreste, as chuvas continuarão abaixo do esperado, não sendo suficientes para quebrar o longo período de estiagem. A zona de Convergência Intertropical irá influenciar de maneira discreta os setores norte da região Nordeste, com possibilidade de chuvas abaixo da média histórica.
Concluindo, teremos um final de verão quente e abafado em grande parte do Brasil, porém menos úmido que o normal; a exceção seria alguns pontos do litoral do Sudeste e parte da região sul do Brasil. A tendência de ocorrência de chuvas mais volumosas de maneira mais abrangente está prognosticada a partir do dia 13 de março e podendo estender-se até 25 de março. (prognóstico sujeito a alterações). As chuvas mais abrangentes no Sudeste e Centro Oeste do Brasil poderão ser decorrentes do surgimento de um novo episódio da Zona de Convergência de Umidade. As frentes frias que passarão pelo sul do Brasil, poderão associar-se a este canal de umidade.
Elder
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário