quarta-feira, 24 de julho de 2013

Onda forte de frio em grande parte do Brasil


 
O frio intenso tomou conta do Sul do Brasil, com geadas generalizadas. A massa de ar frio com características polares, também adentrou pela região Centro Oeste, oeste da Amazônia e Sudeste Brasileiro. Foram registradas em muitas localidades a madrugada mais fria do ano. Os termômetros em centenas de municípios ficaram abaixo de zero.

E para alegria de quem gosta de neve, tivemos um dia (ontem) com neve abundante para os padrões brasileiros. Feito que não ocorria com tamanha intensidade desde julho de 1975. Só para ilustrar: Curitiba tinha 38 anos que não nevava com alguma intensidade de significado. Se bem que a neve não foi generalizada pela cidade, apenas caiu em certos bairros da capital paranaense. Depois de1975, em Curitiba, só houve “chuvisco de neve ou garoa de neve”, em 1979 e 1983.

No Paraná, Guarapuava foi à cidade que mais registrou acumulados de neve. Em Santa Catarina houve registro de queda de neve em mais 90 municípios. Muitos morros se apresentaram nevados, fazendo uma alusão a cenários de lugares da Europa.

No final de semana as temperaturas devem se elevar em grande parte do centro-sul do Brasil.
abraços nivosos

Elder
 


fonte:INMET
 
 
todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário