terça-feira, 29 de setembro de 2009

A Chuva Ainda Permanece


Fonte: Noaa - CIRA/RAMM

Uma frente se desloca por São Paulo associada a intensas áreas de instabilidades provocando chuvas fortes e trovoadas na Região Sudeste e parte do Centro Oeste. Em parte do sul do Brasil o tempo está encoberto com chuvas esparsas. O transporte de umidade vinda do oceano alimenta a formação de nuvens em Santa Catarina e Paraná, principalmente no setor centro-leste. As Temperaturas estão baixas no extremo sul do Brasil.
O tempo permanece estável, com temperaturas elevadas e baixa umidade em grande parte da Região Nordeste e parte da Região Norte do Brasil.


Fonte Cptec/Inpe/DSA

As áreas de instabilidades ainda estão presentes no leste do estado. Na madrugada foram notadas chuvas moderadas as fortes nesta região. O Ar úmido advindo do oceano influencia na manutenção de tempo encoberto no centro-leste do estado. Nas outras regiões paranaenses existe uma grande cobertura de nuvem com alguma abertura de sol em algumas localidades. A atmosfera ainda permanece instável podendo ainda provocar chuvas isoladas em algumas regiões paranaenses, como o centro-leste e algumas localidades do norte. As chances de ocorrerem estas chuvas isoladas estão variando entre 30% a 50%.

A retaguarda da frente fria ainda deixou áreas de chuva sobre a capital paranaense, sendo que foram registradas chuvas moderadas a fortes. As chuvas observadas na cidade, nas ultimas 18 horas ficaram, entre 7 e 16 mm, volume menor que o registrado um dia antes - 65 mm. O tempo está encoberto com garoa e temperaturas mais baixas nesta tarde de hoje (girando na casa de 11°C a 12°C). A umidade se encontra bastante elevada e com pouca variação ao longo do dia.


O ar úmido que vem do mar é responsável pela cobertura de nuvens e formação de núcleos isolados de chuva leve e ocasional em pontos localizados. O tempo tende a permanecer instável, segundo os modelos meteorológicos, nas próximas 48 horas, por conta da umidade e índices de instabilidades que permaneceram com o passar da frente fria.

Elder/Consultor Meteorológico

Nenhum comentário:

Postar um comentário