sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Tempo instável no sul do Brasil


Fonte: NOAA/RAMSDIS-CIRA


Uma frente fria se encontra no litoral da Bahia trazendo chuvas para o litoral daquele estado, Nordeste de Minas Gerais e parte do Espírito Santo. O ciclone mantém-se afastado do Brasil, mas com possibilidade de agitação marítima na costa brasileira.
Áreas de instabilidades se formaram no sul do Brasil, persistindo o quadro de chuvas para esta região. As chuvas devem ser contínuas, com acumulados significativos em algumas localidades.
Há necessidade de estar em contato com a defesa civil para orientação e procedimentos, devido ao risco que se corre nestas áreas onde já há saturação do solo e propensão a inundações. Estas chuvas contínuas estão presentes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul e sudoeste do Paraná.
Pancadas isoladas devem ocorrer no Centro-Oeste. Núcleos de nuvens com chuvas se desenvolvem no Tocantins e parte da Região Norte.



Fonte: CPTEC/INPE - NOAA


Áreas de instabilidades continuam se desenvolvendo na Região Sul do Brasil, provocando chuvas contínuas, principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul e sudoeste do Paraná. Essas chuvas agravam ainda mais as condições do solo e aumentam as chances para a elevação dos níveis dos rios, com potencial para manutenção das inundações.
Na maior parte do Paraná o tempo segue com aberturas de sol, nebulosidade variável e temperaturas em elevação. No leste do estado persiste a grande quantidade de nuvens baixas com tendência para chuva leve e ocasional.
Estas condições do tempo contribuem para a manutenção da instabilidade. Portanto, a atmosfera nos seus vários níveis permanece instável e alimentada pela umidade vinda de regiões tropicais. Esta situação de tempo poderá se fortalecer, podendo causar pancadas de chuvas isoladas em parte do estado do Paraná.

Elder/Consultor Meteorológico

Nenhum comentário:

Postar um comentário