quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Áreas de instabilidades chegam ao Paraná


Fonte: CPTEC/INPE - GOES 12 - 16/12/2009 - 11:00 Z


A nebulosidade continua aumentando no Paraná e Região Sul do Brasil, portanto já existem condições para formação de temporais localizados. A instabilidade atmosférica deve aumentar significativamente a partir do fim da tarde e início de noite. O transporte de ar oriundo de regiões tropicais, onde o ar está instável deve influenciar na dinâmica do tempo nas próximas horas, se estendendo por até 48 horas.

Áreas de baixa pressão em níveis médios aliados a massa úmida e instável reforça condições de tempo em níveis mais baixos, que poderá ser alimentada por uma frente fria que se deslocará pelo oceano entre o final do dia de hoje e amanhã.

O calor mantém uma sensação de abafamento na maioria das regiões do Paraná. Dá para se notar que o quadro da estação do verão já se estabeleceu no estado, ou seja, calor, umidade e pancadas fortes de curta duração, acompanhada de trovoadas.

A situação atmosférica entre as próximas 6 horas e 36 horas é favorável para chuvas localmente fortes, rajadas de vento e queda de granizo em pontos isolados.



Vento em 850 hpa - 16/12/2009 - 12 UTC

Os ventos estão deslocando para a Região Sul do Brasil do sentido norte noroeste, ou seja, favorecendo ao transporte do ar advindo da Amazônia, com isto trazendo umidade e condições para pancadas de chuva nas próximas 12 a 48 horas.




Umidade Relativa do Ar em 700 hpa - 16/12/2009 - 12 UTC


No nível de 700 hpa, percebe-se o reforço de umidade advinda de regiões tropicais que estão com atmosfera úmida e carregada. Com isto o ambiente atmosférico no Paraná já muda, trazendo de volta as pancadas de verão, ou seja, irregulares e de curta duração. Estas pancadas estão propícias a caírem entre a tarde e a noite. Podem ocorrer trovoadas e rajadas de vento nos eventos de temporais localizados.


Elder/Consultor Meteorológico

Nenhum comentário:

Postar um comentário