sexta-feira, 9 de julho de 2010

Chuva chegando ao Paraná... Curitiba pode ter chuva significativa...






O modelo acima mostra a distribuição de chuvas nos próximos 7 dias. Se caso confirmar esta tendência, podem ocorrer volumes significativos para parte da região sul do Brasil. O modelo numérico mostra uma possibilidade de concentração de chuvas sobre o leste do Paraná, sul de São Paulo e nordeste de Santa Catanina.

As ondas frontais que causarão chuvas devem começar ingressar ao sul do Brasil entre domingo e segunda feira. Elas se deslocarão também pelo sul do Centro Oeste e parte do Sudeste do Brasil, quebrando uma estiagem que já dura mais de 30 dias em algumas localidades. No sul do Brasil as chuvas podem ser fortes, com possibilidade de ventania e possível queda de granizo.

Lembrando que são tendências! Apesar do modelo apontar muita chuva, não significa que ocorrerá exatamente desta forma, pois pode haver alteração ou protelação da chuva para mais adiante. Este modelo climático tem se mostrado bastante instável à cada rodada nos últimos dias. Há necessidade de observar se consolida tal prognóstico, pois há certa divergência com outros modelos.  No campo probabilístico, há chance de 60% a 70% para ocorrência de chuvas significativas na região em análise; e 30 a 40% para não confirmação.

O prognóstico acima mostra  também chuva para o Centro Oeste. Nesta época do ano ocorre o período de estiagem na região, ou seja, ausência minima de chuvas. Por isso, é preciso ter cautela em relação ao modelo, pois se deve dar a interpretação como possibilidade e não uma certeza para estas chuvas em Goiás. Se a frente fria tiver intensidade mais forte, as chances aumentam para ocorrência da chuva e consequente espacialidade (onde o fenômeno meteorológico vai abranger).  As chuvas quando chegam a esta região nesta época do ano, geralmente ocorrem de forma irregular e mal distribuídas. 

Mudando um pouquinho de assunto, os prognósticos meteorológicos (GFS, UK e EUROPEU) também apontam para muito frio chegando ao centro-sul do Brasil na próxima semana ou nos próximos 10 dias. Há chance para ocorrência de geadas nos três estados do sul, sul de Minas Gerais e região da Mantiqueira. Também há alguma chance de geadas atingirem o sul do Mato Grosso do Sul. Vai depender aonde o centro de alta pressão vai se posicionar e com que força ele vai ter para se traçar a intensidade do ar polar sobre o centro-sul Brasileiro. Preliminarmente, é possível a ocorrência do fenômeno friagem, ou seja, o ar frio pode chegar com força até o sul da Amazônia.

Elder/Consultor Climático

Nenhum comentário:

Postar um comentário