terça-feira, 13 de julho de 2010

Declínio acentuado da temperatura no sul do Brasil - No Paraná as temperaturas despencam




Uma forte massa polar invadiu o sul do Brasil trazendo bastante frio para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em muitas localidades as temperaturas ficaram abaixo de zero. Esta massa de ar frio veio na retaguarda de uma frente fria que provocou temporais, trovoadas e ventania no Sul, Sudeste e Centro Oeste Brasileiro.

O forte fenômeno trouxe declínio acentuado de temperatura no oeste e sul do Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, portanto, de acordo com vários prognósticos numéricos e em sintonia com a previsão de diversos institutos e empresas de meteorologia.

A tendência é para manutenção da propagação do ar frio por mais uns dias, onde o sulista terá que conviver com as baixas temperaturas. Devido à volta da nebulosidade e da chuva nos próximos dias na região Sul, as temperaturas máximas serão baixas, dando uma sensação de intenso frio. Os ventos contribuirão ainda mais para a sensação de frio nestas regiões atingidas.

Uma outra ocorrência, de acordo com os prognósticos, foi a confirmação do fenômeno friagem, ou seja, quando a massa de ar frio atinge o sul da Amazônia. As cidades de Rio Branco e Porto Velho sentiram os reflexos da penetração do ar polar pelo oeste.

Até o presente momento não houve ocorrência de neve nas regiões propícias ao fenômeno, Pois alguns modelos numéricos e previsões apontavam para uma possibilidade de neve nas Serras Gaúcha e Catarinense.


fonte: CPTEC-GPT

 
Este anticiclone pós-frontal está com centro de 1026 hpa, centrado na faixa norte da Argentina, onde baixíssimas temperaturas foram registradas naquele país, bem como no Uruguai, Paraguai e grande parte da Bolívia.

Desde que começou o inverno, esta massa polar tem sido a mais forte a atuar sobre o Brasil e regiões mais ao norte do continente Sul-Americano. O trânsito de massas frias está apenas começando, pois existe uma tendência de mais incursões ao centro-sul do Brasil, neste inverno e na próxima primavera, devido a influência do fenômeno La Niña que está ativo nesta temporada.

Elder/Consultor

Nenhum comentário:

Postar um comentário