Fonte: CPTEC/CPT
(análise sinótica das 12Z - mostrando o deslocamento de uma frente fria pelo sul do Brasil)
Um sistema frontal avança sobre o Rio Grande do Sul trazendo chuvas e ventania. Esse sistema evolui de forma rápida para nordeste deixando o tempo instável em Santa Catarina, sul e sudoeste do Paraná. No Paraná a frente fria se deslocará de maneira que as chuvas serão mal distribuídas, com maiores chances no centro-sul do estado.
Fonte: Laboratório do BAZ
Na retaguarda se desenha uma intensa onda de frio que deverá penetrar pelo Brasil a partir de sexta feira. As temperaturas entrarão em acentuado declínio com grandes chances para formação de geadas amplas. Há possibilidade de neve na Serra Gaúcha.
(possibilidade de neve na Serra Gaúcha)
Fonte: Laboratório do BAZ
(temperaturas baixas no Sudeste, parte do Centro Oeste e valores negativos no sul do Brasil)
Esta massa polar irá se expandir até o Centro Oeste, passando pela Região Sudeste. Haverá chance de geadas também na Serra da Mantiqueira no início da próxima semana. O frio intenso pode atingir até o sul da Bahia. No lado ocidental do país é possível que a massa de ar chegue a Amazônia Ocidental
Fonte: Noaa
(Acima evolução do sistema frontal, acompanhado de uma intensa massa de ar frio)
No Paraná a massa polar deve ingressar entre o final da sexta feira e início do sábado, permitindo o declínio acentuado da temperatura. Os termômetros podem atingir valores negativos no centro-sul paranaense e valores bem baixos no restante do estado. As chances para geadas amplas são grandes. Concluindo: teremos uma semana gelada, tendendo a bater recordes no ano de 2010.
fonte: Agritempo
(Acima: a evolução das temperaturas no estado do Paraná nos próximos três dias. Temos um quadro frio e com boa probabilidade de geada.)
Elder/consultor
Nenhum comentário:
Postar um comentário