sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Bloqueio atmosférico deve durar até meados da próxima semana.


SL pressure Forecast maps samk BZ

A situação meteorológica é clássica de bloqueio atmosférico. Com isto o tempo seco deve predominar em grande parte do Brasil por mais alguns dias. Apenas o extremo norte do Brasil, litoral norte do Rio de Janeiro ao litoral do Rio Grande do norte e o setor sul do Rio Grande do Sul estão sujeito a pancadas de chuva. Em algumas localidades meridionais gaúchas podem ocorrer temporais isolados nos próximos dias. São Paulo não chove há 30 dias.
Com estas condições, o tempo deve prosseguir com temperaturas acima da média no centro-sul do Brasil. O modelo GFS mostra declínio acentuado de temperatura a partir de 25 de agosto no Rio Grande do Sul. Há possibilidade de uma onda de frio atingir o sul do Brasil a partir desta data. Lembrando que é preciso confirmação e observação de cada rodada do modelo numérico.
As anomalias positivas de temperatura apontam para agosto mais quente dos últimos 10 anos no sudeste e sul do Brasil, onde os termômetros marcam até 4°C acima da média em localidades destas regiões. Em parte do Centro Oeste e Mina Gerais não está tão quente, devido aos ventos vindos do oceano, impulsionados pelo Anticiclone do Atlântico Sul. As madrugadas ainda são frias nestas localidades.

Elder

Nenhum comentário:

Postar um comentário