terça-feira, 24 de julho de 2012

Calor em pleno inverno no centro-sul do Brasil


Depois de uma onda intensa e prolongada de frio no sul, sudeste e parte do centro-oeste, o calor acima da média volta a dar as caras sobre estas regiões. Com o Anticiclone transiente se afastando do continente, ficou uma massa de ar quente que foi aquecida pelo contato com outra massa de ar de mesma natureza alimentando ainda mais o sistema e preparando para dias de calor em pleno inverno.
Então o frio acabou? Não, é normal ocorrer no Brasil de clima tropical em sua maior parte do território, temperaturas elevadas em pleno inverno, bem como até permanência de ondas de calor por mais de 5 dias consecutivos, que se chama veranico para os sulistas e pessoas que moram no centro-sul da região sudeste do Brasil.
Por enquanto o frio dará uma trégua, mas haverá outras incursões de massa de ar polar nesta estação de inverno onde os termômetros marcarão baixas temperaturas. Em algumas regiões propícias as temperaturas ficarão abaixo de zero grau.
O que está no cenário nacional neste últimos dias são estas temperaturas que estão até 6°C acima do normal e baixa umidade em grande parte do centro sul do Brasil.
Uma frente fria está se deslocando pelo litoral da Região Sul, onde provocou chuvas isoladas. Na retaguarda há uma massa de ar mais frio que irá contribuir para o acentuado declínio da temperatura no sul do Rio Grande do Sul e parte da região central gaúcha.

Esta frente fria atuará sobre parte de Santa catarina e parte do Paraná;  deve-se deslocar mais para norte amenizando os efeitos da baixa umidade. Mas esta frente fria não atingirá o Sudeste como um todo e a região Centro Oeste, deixando estas regiões em estado de atenção, pois a umidade relativa do ar poderá estar nas horas mais quentes abaixo de 30%.

Elder

Nenhum comentário:

Postar um comentário