quinta-feira, 19 de julho de 2012

Temperaturas baixas e Massa Polar atuando sobre centro-sul do Brasil.


Um dia de temperaturas baixas no centro sul do Brasil. Em Santa Catarina e regiões do Rio Grande do Sul os termômetros registraram temperaturas em torno de 0°C, e em algumas localidades temperaturas negativas.  Esta onda de frio já dura em torno de 10 dias.

A madrugada de quinta feira também foi com temperaturas baixas no Centro Oeste do Brasil. Campo Grande chegou a 7°C, Goiânia a 10°C, Cuiabá e Brasília os termômetros registraram 11°C.  Em muitas cidades do sudoeste goiano, sul do Mato Grosso e grande parte do Mato Grosso do Sul as temperaturas chegaram em torno de 5°C, fato não muito comum para muitas localidades desta região.


No sudeste, o balanço do frio, deixou as temperaturas em valores críticos, como Campos do Jordão e toda a Serra da Mantiqueira, onde os termômetros negativaram. Nestas localidades houve registro de geada fraca a moderada.  A onda de frio também chegou à região Serrana do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em São Paulo capital, os termômetros registraram uma temperatura de 9.1°C no Mirante de Santana, Guarulhos 6°C e 9°C em Congonhas. Em setores frios da capital paulistana houve registro de temperatura na casa de 4 a 6°C. Também, tivemos relatos de muito frio no inerior de S.Paulo e sul de Minas Gerais, com temperaturas abaixo de 5°C.

A massa polar deve perder força na próxima sexta ou sábado, onde os termômetros irão gradativamente entrar em ascensão. Devido a menor cobertura de nuvens, o sol deve brilhar em períodos mais prolongados, oportunizando a subida da temperatura no período da tarde. Não há condições para chuva nas próximas 24 a 48 no centro-sul do Brasil

 

Para fechar a janela, clique na imagem
Fonte INMET


Elder

Nenhum comentário:

Postar um comentário