segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Prognóstico de Primavera 2012


Neste Blog iremos mostrar dois cenários climáticos oriundos de dois modelos climáticos que se complementam para o centro-sul do Brasil. A primeira etapa será mostrada nesta postagem. Na outra postagem,  divulgaremos o segundo cenário climático para a estação da Primavera 2012.
A primavera é marcada pela transição de um período seco para uma estação chuvosa em grande parte do centro-sul do Brasil. Geralmente ocorrem temporais no fim do dia e parte da noite, fruto do aquecimento e umidade disponível na atmosfera. Neste período a massa de ar equatorial continental, de característica quente e úmida, começa a se deslocar para o sul, influenciando no transporte de umidade das baixas latitudes para a região Centro Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.
Nesta estação há muita variabilidade do tempo, com mudanças bruscas nas condições meteorológicas. A partir de outubro a Zona de Convergência de Umidade já se estabelece entre Amazônia e o Sudeste do Brasil, numa propagação diagonal do fluxo de umidade que culmina na formação de fortes áreas de instabilidade. Estas áreas de instabilidade podem se associar a frentes frias de caráter semi-estacionária, alimentando o sistema.
A partir do final de outubro e início de novembro, as condições climáticas já ficam favoráveis ao surgimento de episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Neste ano de 2012, o componente adicional, é o fenômeno EL NIÑO que se encontra em plena formação no pacífico equatorial. Poderá ser um fenômeno de intensidade fraca a moderada (sujeito a confirmação na sua evolução). O EL NIÑO pode se estabelecer no final da primavera e início do verão.
Quanto à temperatura das águas superficiais do pacífico, elas continuam com anomalias positivas nas zonas do NIÑO. A temperatura de parte das águas do Atlântico também mostra anomalia positiva no setor norte e parte do sudeste.
Do ponto de vista da precipitação, as chuvas vão aumentando de intensidade na medida em que a estação se estabelece, com valores ainda maiores no mês de novembro, podendo ultrapassar os 200 mm em muitas localidades do sudeste e centro oeste. Geralmente no sul do Brasil as chuvas são bem distribuídas neste período, salvo quando ocorrem situações anômalas decorrente de outros fatores climáticos que afetam a dinâmica da região.

 Prognóstico

Temperatura: Este período será quente, em alguns momentos com possibilidade de ocorrer extremo de temperatura ou até bater recordes (principalmente em áreas do sudeste, centro oeste e norte do Brasil). A tendência é de que as temperaturas fiquem acima da normal climatológica.
Também há possibilidade de incursão de massas de ar frio, e geada tardia (em áreas altas ou fundos de vale propícios do sul do Brasil) em alguns dias no período analisado. Principalmente na primeira metade da estação.
A estação deve começar com temperaturas dentro da média climatológica, com possibilidade de termos alguns dias mais frios que o normal (olhar climatologia da região). Depois de alguns dias, a temperatura volta a se elevar, trazendo dias quentes. O final da estação da primavera deve se comportar com temperaturas dentro da média climatológica no sul do Brasil e acima da média no sudeste e centro oeste.
Chuva – A primavera terá dias instáveis, sujeito a vendavais e viradas espetaculares de tempo. Há chance de ocorrência de tornados isolados em localidades propícias ao fenômeno. Também há possibilidade de ocorrer granizo em áreas isoladas da região Sul, Sudeste e Centro Oeste.
No inicio da estação, pode ocorrer chuva um pouco acima da média. Outubro poderá ter irregularidade de chuvas no tempo e no espaço.  Em alguns dias o tempo poderá se comportar de forma severa (em alguns setores do sul e sudeste do Brasil). Dentro da dinâmica climática, não se descarta ocorrência de veranicos em áreas do sudeste e centro oeste (dias consecutivos sem chuva e temperaturas elevadas). Portanto, não se descarta a ocorrência de um intervalo de anomalia negativa de precipitação.
No balanço geral, a precipitação deve ter comportamento dentro da média climatológica na maior parte das regiões.
O período será de grande atividade elétrica, com trovoadas intensas.

No sul do Brasil, no setor centro-leste da região, podem ocorrer chuvas acima da média climatológica, com volumes expressivos. Enquanto que em parte do Amazonas, parte do Pará e litoral norte do Brasil, as chuvas podem se comportar abaixo do esperado.
Vento – Nos próximos três meses, é grande a chance de ocorrer  ventos fortes, ventania e possibilidade de tornados em localidades propícias ao fenômeno (principalmente no sul e sudeste do Brasil).
Concluindo: As tempestades estarão mais ativas do que a média, mas com volume de chuva dentro da expectativa.
Abaixo está a imagem da climatologia normal de precipitação, baseado em dados dos últimos 30 anos, para os meses da primavera
 
Fonte: CPTEC/INMET
 
Acima é apresentado a imagem da climatologia normal das temperaturas médias dos meses de primavera no Brasil, baseado nos últimos 30 anos
 
 

Fonte: EMC/NCEP
 
A imagem acima mostra a anomalia de temperatura das águas superficiais dos oceanos.
 
Elder
Copyrigth 2007-2012
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário