quarta-feira, 17 de setembro de 2014

A instabilidade aumenta no Rio Grande do Sul nesta quinta feira


Áreas de instabilidade se formaram e estão presentes neste fim de tarde e começo de noite no centro, oeste e noroeste do Rio Grande do Sul e centro- oeste de Santa Catarina. Está ocorrendo formação de núcleos convectivos sobre algumas localidades, proporcionando pancada de chuva de moderada a forte com trovoadas isoladas.

Na quinta feira estas áreas de instabilidade irão se espalhar pelo estado do Rio Grande, grande parte de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Segundo modelos numéricos as chuvas podem ser volumosas em áreas isoladas. Há chance para trovoadas, rajadas de vento forte e possibilidade de granizo em áreas isoladas.

O tempo deve permanecer instável pelas próximas 72 horas. Estas chuvas deverão atingir Porto Alegre e região metropolitana, com maiores chances para quinta feira em diante. Não se descarta a antecipação do deslocamento destas áreas de instabilidade.

A última madrugada ainda fez um pouco de frio nas regiões serranas do Rio Grande e Santa Catarina. Nos próximos dias, o tempo será substituído por propagação de instabilidade, com melhoria no domingo.

Elder


Abaixo: mapa de precipitação do Modelo Eta, elaborado pelo CPTEC; e imagem de satélite do finalzinho da tarde e início da noite. Também está o mapa de temperatura mínima das estações do INMET.


Fonte e créditos: CPTEC
 
Fonte: INPE/CPTEC
 
 
Fonte e créditos: INMET

Nenhum comentário:

Postar um comentário