quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Deslocamento do Sistema Frontal em Porto Alegre


A chuva ainda continua em Porto Alegre nesta quinta feira e parte da sexta feira.
Hoje vou comentar com base no modelo numérico de Atlanta - EUA.
De acordo com este modelo a Capital Gaúcha terá:
Quinta Feira:
Tarde: o tempo deve permanecer encoberto a nublado com possibilidade de um leve FOG em pontos isolados. As chances de chuva são em torno de 30% e abaixo de 2 mm (portanto chuva leve). A temperatura deve ficar entre 15°C e 17°C. Os ventos devem soprar de Sudeste com rajadas em torno de 30 km/h.
Noite e próxima madrugada: Durante a noite a probabilidade de chuva aumenta. Deve ficar em torno de 60%. Possibilidade de FOG em áreas isoladas. O volume de chuva poderá ser mais significativo.
Abaixo está a probabilidade estatística:
30% para chuva entre 5 e 10 mm
15% para chuva entre 20 e 30 mm
15% para chuva abaixo de 5 mm
Sexta Feira:
Manhã: O tempo deve ser encoberto a nublado sujeito à chuva leve. A probabilidade de chuva está em torno de 40%. O volume de chuva, segundo o modelo poderá ficar no intervalo de 0.5 mm a 2 mm. A temperatura deverá variar entre 14°C e 16°C. Os ventos soprarão da direção sudeste, podendo ter rajadas de 30 km/h.
Tarde: Na tarde de amanhã - chance de melhoria no tempo, ou seja, tempo nublado com possibilidade de abertura de sol. As chances de chuva são menores; caso ocorrendo, elas serão pontuais ou ocasionais. A temperatura deverá ficar no intervalo de 18° e 21°C. Os ventos ainda soprarão da direção sudeste, fracos a moderados.
*****
Segundo este mesmo modelo, uma frente fria deverá passar pela Capital do Rio Grande entre domingo e segunda feira. As chances de chuva estão em torno de 60%, podendo ter um volume que poderá variar entre 05 e 10 mm. A temperatura mínima entrará em declínio, podendo se comportar entre 10°C e 12°C, ou seja, um pouquinho de frio na madrugada e manhã de terça feira. (sujeito a confirmação).
Nas imagens abaixo, a frente segue semi-estacionária, devendo o ramo quente passar pelo estado, proporcionando um aumento de temperatura nas próximas 48 a 72 horas. Esse deslocamento da frente para o sul poderá trazer temporais localmente fortes com possíveis trovoadas em áreas esparsas do noroeste, oeste e parte centro gaúcho.
 
 
http://img0.cptec.inpe.br/~rgptimg/Produtos-Pagina/Carta-Sinotica/Analise/Superficie/superficie_atual.gif
Elder

Nenhum comentário:

Postar um comentário