segunda-feira, 27 de julho de 2009

As temperaturas foram mais altas em Curitiba

Na Capital Paranaense o frio intenso, com temperaturas na casa de 3°C não se confirmou conforme estava apontando a maioria dos modelos numéricos, devido à grande presença de nebulosidade e atuação de uma frente fria que estacionou ao largo de São Paulo nestes últimos dias. Esta condição meteorológica foi prenunciada pelo modelo GFS, que colocava muita nebulosidade com chuvas em grande parte de São Paulo, Norte do Paraná e parte do Mato Grosso do Sul. Tivemos um fluxo de ventos úmidos em níveis médios de sentido noroeste-sudeste alimentando condições para chuvas e algumas trovoadas. Os cavados em nível médio e superior deram suporte a estas condições de tempo que com o decorrer desses dias observou-se o aumento da instabilidade no estado.
Em Curitiba, no pico máximo do pulso polar (dia 24), observaram-se temperaturas de 5ºC a 6ºC na maioria dos bairros da cidade. Nas regiões mais frias da região metropolitana foram registradas temperaturas em torno de 4ºC na sexta feira e 7ºC no sábado, dia 25. O tempo seguiu neste final de semana encoberto com aumento da instabilidade. As pancadas foram de caráter intermitente, com intensidade leve a moderada. Na Vila Izabel - Curitiba a chuva foi de 5 mm no sábado e 18 mm no domingo.
As geadas ficaram restritas ao sul, sudoeste e parte do oeste paranaense nestes últimos dias, com temperaturas negativas em algumas localidades, portanto frio intenso. Estas geadas ocorreram devido à forte atuação da massa polar, por estas regiões ficarem mais próximas as áreas de influência do centro de alta pressão e por estas mesmas localidades estarem longe da influência destas áreas de instabilidades e da frente fria que ficou praticamente parada em São Paulo.
Para os próximos dias ainda são prognosticados tempo instável com pancadas de chuva e possíveis trovoadas na maioria das regiões paranaenses. As temperaturas tendem entrar em ligeira elevação. No leste do estado, as temperaturas máximas ainda continuarão baixas, seguindo a dinâmica destes últimos dias.


Elder/consultor meteorológico

Nenhum comentário:

Postar um comentário