segunda-feira, 13 de julho de 2009

Massa Polar - Julho de 2009

Fonte: CPTEC - Imagem de Satélite

Olá Pessoal, a partir de hoje neste blog, iremos tecer comentários, fazer previsões e análises meteorológicas e climatológicas, com base em imagens de satélites, cartas sinóticas e modelos numéricos que auxiliam na interpretação e prognósticos do tempo e clima e suas variáveis.

Neste inicio de semana, o Tempo na região Sul começou com o ingresso de uma massa subpolar moderada, fazendo com que as temperaturas entrassem em acentuado declínio. Foram registradas temperaturas negativas em algumas localidades da região, onde os termômetros nestas localidades, como São Joaquim e Bom Jesus, marcaram em torno de -2ºC negativos. Também foi registrada, no Morro da Igreja SC, pequena queda de neve por alguns minutos. Esta massa polar veio em substituição às condições de tempo que persistiam durante quase uma semana na região, ou seja, tempo encoberto com chuvas. As chuvas foram decorrentes de uma frente fria semi-estacionária alimentada por cavados em altos e médios níveis. Sendo que no norte, centro-leste do Paraná, as precipitações foram significativas em bem distribuídas no espaço (na ordem média de 60 a 80 mm). No Centro Oeste de Santa Catarina estas chuvas de caráter frontal, também foram significativas. Enfim, a dinâmica atmosférica se comportou de acordo com os prognósticos feitos pela maioria dos modelos meteorológicos. Há alguns dias atrás, o modelo global estava mais instável e apontava para temperaturas mais baixas que as verificadas nas estações climatológicas, mas com acerto no volume de chuva, bem como na distribuição destas chuvas. Em contrapartida os modelos regionais prognosticavam menos chuva que a ocorrida e temperaturas previstas semelhantes à verificada destes últimos três dias

Em Curitiba, o ingresso da Massa de ar de origem subpolar, trouxeram temperaturas baixas. A Capital amanheceu com um denso nevoeiro, que se dissipou a partir das 10 horas da manhã. Os termômetros registraram em média uma temperatura mínima de 3 a 4ºC (Na Vila Izabel, 4.4ºC). Durante a tarde a nebulosidade alta se fez presente e as temperaturas ficaram em torno de 16ºC. As nuvens altas são decorrentes da aproximação de uma frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul, provocando muitas nuvens e chuvas isoladas.

Para as próximas 24 a 48 horas, pode ser prognosticado, com o avanço de uma frente fria de fraca intensidade e a atuação de um cavado em níveis altos e médios em torno do Rio Grande do Sul (garantindo o tempo frio), se deslocando para nordeste, tempo nublado com chuvas isoladas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Esse sistema possui uma tendência de formar mais nuvem do que chuva. No Paraná, principalmente no oeste, centro-sul e leste, existe a possibilidade de chuvas leves e mal distribuídas no espaço. (probabilidade de 30% a 50% para chover). As temperaturas continuarão baixas nas próximas 24 horas, mas não tão baixas quanto às registradas neste dia, pois o centro de alta pressão migratória já está deslocando para o oceano, portanto, elas podem entrar em ligeira elevação.

Elder/consultor meteorológico






Nenhum comentário:

Postar um comentário