quinta-feira, 16 de julho de 2009

Temperatura em Curitiba - Junho e Julho 2009




Em Curitiba, devido à atuação de uma forte massa polar no início de junho de 2009, fizeram com que as temperaturas comportassem abaixo das médias históricas. Há muitos anos não se verificava esse comportamento. O “inverno meteorológico” (junho, julho e agosto), nos últimos anos, estava sendo marcado pelo comportamento irregular das temperaturas, ou seja, distribuída em períodos que no qual estava acima da normal climatológica e em outros momentos do período com temperaturas dentro da média; raras vezes abaixo.
No mês de junho, a temperatura média registrada na capital paranaense foi de 12 ºC, portanto, ligeiramente abaixo da média histórica – (1960-1991). Em contraposição, nestes primeiros 15 dias de julho essa temperatura elevou-se um pouco, devido à entrada de frentes frias com uma atividade chuvosa mais elevada que o normal, contribuindo para o aumento das temperaturas mínimas. A massa polar que chegou ao sul do país no dia 11 de julho não foi tão intensa se comparada com a que dinamizou o comportamento climático do mês anterior. Com isso, percebemos o comportamento das temperaturas mais para dentro da média e uma atividade chuvosa com volumes expressivos e acima da média para a primeira quinzena de julho. O comportamento das temperaturas e da precipitação, no Paraná, foi na mesma direção ao registrado em Curitiba, reforçando uma influência de mesoescala nesta primeira fase do inverno.
Ao olhar a tabela acima vamos perceber que a temperatura se comportou ligeiramente abaixo da média pela primeira vez nos últimos 07 anos para o mês de junho; e praticamente dentro da normal climatológica nos primeiros 15 dias de julho. Percebemos que a primeira fase do “inverno meteorológico” nestes últimos 07 anos foi de temperaturas acima da média, sendo que este ano notamos a quebra desta seqüência, na comparação dos primeiros 45 dias, que tendem normalmente serem mais frios que os 45 dias da segunda metade do inverno.
Nestes últimos anos, a temperatura de junho em Curitiba esteve de 2 a 3ºC mais alta do que em junho deste ano. Já em Julho, ela se comportou em torno de 1.2ºC acima da média – em julho deste ano, até agora, 0.2 ºC acima da normal. Há uma tendência até o fim do mês, de acordo com os modelos climáticos, que a temperatura se comporte entre a média histórica a ligeiramente acima da média; e dentro da média climatológica para o mês de agosto.

*15 primeiros dias de julho

Elder/consultor meteorológico

Nenhum comentário:

Postar um comentário