terça-feira, 21 de julho de 2009

Frente Fria e Massa Polar


fonte: Inmet

fonte: Inmet


Uma Frente fria chegará ao sul do Brasil nos próximos dias trazendo pancadas de chuva, ventania no oeste da região e possibilidade de granizo. Os temporais começarão a se formar a partir de hoje, principalmente no Rio Grande do Sul, e no decorrer da semana se espalham para o resto da região. A forte frente fria, que neste momento atua na Argentina, trará na sua retaguarda uma forte massa polar que poderá suplantar a massa polar que chegou ao Sul do Brasil e parte do Sudeste no dia 12 de Julho. Ao contrário da anterior, essa massa polar possui potencial para ser mais forte até o presente momento deste inverno. No outono tivemos uma massa polar de grande intensidade, causando o fenômeno friagem na Amazônia e temperatura recorde anual no sul, sudeste e centro oeste brasileiro. Existem boas chances para que o frio penetre continente adentro, derrubando as temperaturas desde o sul do Brasil até o sul da Amazônia, onde poderá provocar o segundo evento de friagem (o primeiro do inverno) este ano.
Há possibilidade de queda de neve nas regiões propicias ao fenômeno, pois a ocorrência estará sujeita a evolução do ciclone extratropical e condições de umidade e temperatura. Segundo os modelos meteorológicos teremos uma tendência para formação de geadas amplas, principalmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul (90%). Menor probabilidade no Paraná (60%), Sul de São Paulo (30%) e Sul do Mato Grosso do Sul (45%).
No Paraná a massa de ar frio e intensa está prevista para chegar entre a sexta feira e o sábado, com possibilidade de geadas principalmente para o sul do estado. Antes da entrada do frio, existe a possibilidade de fortes chuvas na maior parte do estado com tendência de altos volumes pluviométricos seguindo as condições climáticas instaladas neste mês, pois as chuvas que estão caindo no estado no mês de julho, estão numa quantidade acima da normal climatológica em grande parte do Paraná, situação diferente da ocorrida nos últimos 4 meses.
Para Curitiba, a tendência do tempo é de aumento de nebulosidade, se instabilizando ao longo da semana. Existem condições para pancadas fortes, possibilidade de trovoadas e rajadas de vento a partir de quarta feira, se estendendo para quinta feira e sexta feira. O frio intenso deve chegar ao final da sexta feira ou no sábado (vai depender da velocidade da propagação da massa polar), proporcionando a queda acentuada das temperaturas. Existe a probabilidade de 50 a 60% para a formação geada no sábado ou domingo na região metropolitana.
Os modelos numéricos estão mais concordantes em relação ao volume e distribuição da chuva, mas discordantes em relação à intensidade do frio. O GFS está colocando menos frio e maior nebulosidade em grande parte do Paraná e Capital do que os modelos regionais, portanto menor chance de geadas. Quanto à intensidade das temperaturas, vai depender das próximas rodadas, onde os modelos podem ficar mais concordantes na medida em que for transcorrendo a semana e a evolução da massa polar pelo sul do continente.
Elder/Consultor Meteorológico














Nenhum comentário:

Postar um comentário