terça-feira, 28 de julho de 2009

Dia instável no Paraná



Em Curitiba o dia amanheceu instável à semelhança dos dias anteriores. O prognóstico de sondagem atmosférica, (00 hora GMT e 12 horas GMT) mostra a confirmação do aumento das áreas de instabilidades na capital do estado. Os índices de instabilidades deram sinais de que o tempo iria permanecer encoberto de nuvens com chuvas, adicionados por mais uma variável modificando o cenário: as trovoadas isoladas e algumas rajadas de vento.
A madrugada e manhã foi bastante chuvosa em Curitiba com índices expressivos. Na Vila Izabel, até o presente momento, caiu 36.2 mm de chuva. Essas chuvas foram contínuas, de intensidade moderada e por vezes forte em alguns períodos. No momento chove moderado na zona sul e sudoeste da cidade.
Os prognósticos de curto prazo indicam continuidade das chuvas, sujeito a trovoadas isoladas. Para amanhã as chuvas devem continuar com probabilidade de 40 a 50%, num volume bem menor do que tem ocorrido nestes dias e na quinta feira 60% para chover durante a noite em torno de 5 a 7 mm.
O modelo meteorológico GFS ainda aponta chuvas significativas para as próximas 12 a 18 horas, com diminuição das mesmas a partir de amanhã até sexta feira, quando as chances de chuva aumentam novamente.
A partir de domingo ou segunda feira as chances de chuva começam a diminuir devido a entrada de um ar mais frio (massa polar) e de características estáveis no Paraná trazendo possíveis geadas para o sul do Estado e temperaturas baixas em Curitiba.
Os modelos regionais WRF e BRAMS também mostram chuvas intensas para o dia de hoje e diminuição das mesmas a partir de amanhã até sexta feira. Portanto, os Jatos de altos níveis ainda estão posicionados transversalmente ao longo do trópico de Capricórnio e paralelos adjacentes favorecendo estas condições de tempo, bem como dando suporte ao tempo chuvoso. Os cavados que estão atuando nos níveis médios e baixos da atmosfera também estão contribuindo com a situação descrita acima, ou seja dando sutentação a formação de áreas de instabilidade.
No perfil vertical da atmosfera, temos em níveis médios e elevados umidade suficiente para alimentar a formação das nuvens de chuva e distribuição espacial da precipitação em parte da região Sul e Sudeste. Mas esses índices devem diminuir significativamente a partir de domingo.

Elder/Consultor Meteorológico


Nenhum comentário:

Postar um comentário