terça-feira, 14 de julho de 2009

Prognóstico do tempo - Próximas 24 horas

Fonte: Cptec - Modelo ETA 20X20 200 hpa - linhas de corrente


Os prognósticos do tempo (próximas 24 horas), com base da Carta de Altitude 200 MB, observam-se um centro de alta pressão no norte do país que influencia a convecção em grande parte da Região Amazônica com pancadas de chuva e possíveis trovoadas; Já na Região Centro Oeste o tempo segue seco com baixa umidade na maior parte da região (abaixo dos 40%). A alta pressão é responsável pela inibição de nebulosidade na região central.
Nesta mesma carta nota-se a presença de um cavado no litoral do Nordeste alimentando uma fraca frente fria que atua ao largo da costa do sul da Bahia. Este Cavado será responsável pelas pancadas no litoral oriental do Nordeste.
Também em altos níveis observa-se a propagação de um cavado no Rio Grande do Sul dando o tom de manutenção de temperaturas baixas e transporte de umidade do oceano para o continente, fazendo com que haja aumento de nebulosidade no centro-leste da Região Sul e possibilidade de chuvas isoladas ou chuviscos no litoral do Sudeste até o litoral do Sul do Brasil. Essas possíveis chuvas serão localizadas e mal distribuídas. Os modelos numéricos apontam para um baixo volume de precipitação.
Um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis atua sobre a costa do Chile, que nos próximos dias pode contribuir para a formação de tempo instável na região Sul do Brasil e parte sul da região Sudeste.
O Jato Polar Norte acoplado ao Jato Subtropical garantem condições de temperaturas baixas ou amenas, para os três estados do sul, São Paulo, região serrana do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais (região da Mantiqueira).
No Paraná, para as próximas 24 horas, segue a tendência de nebulosidade variável no interior, com tempo mais estável. No litoral paranaense possibilidade de chuviscos ou chuvas ocasionais fracas. (probabilidade - 40 %).
Elder/Consultor Meteorólogico