segunda-feira, 27 de julho de 2009

A sondagem aponta tempo instável no Paraná

O tempo continua instável no Paraná, sendo alimentado por jatos de altos níveis, trazendo umidade e condições favoráveis a chuva. Percebe-se também, ao analisar as cartas meteorológicas dos níveis médios, condições que sustentam formação de nuvens acompanhadas de chuvas em forma de pancadas ou chuvas intermitentes. Essas chuvas que estão caindo no estado do Paraná estão contribuindo para consolidar um mês chuvoso e com precipitação acima da normal climatológica, contrariando assim muitos prognósticos climáticos feitos para o Paraná e região Sul do Brasil. A tendência climática para o próximo mês continua sendo com distribuição de chuvas dentro da média climatológica a ligeiramente acima. Tudo isso vai depender do desenvolvimento do fenômeno El Niño que pode estar consolidando, pois esse fenômeno aquece as águas do Pacífico e influencia na forma do aumento da pluviosidade na Região Sul. O quadro atual de distribuição de chuvas é bem diferente daquele estabelecido no primeiro semestre deste ano, onde as chuvas ficaram abaixo da média e mal distribuídas pelo estado, prejudicando a safra agrícola de verão da região.
Em Curitiba o tempo seguiu instável, com chuvas intermitentes de intensidade fraca a moderada. No perfil vertical tirado pela sondagem para a cidade obtivemos dados que confirmam a pluviosidade. A umidade em 715 hpa está em 83% e 850 hpa 96%. Nos níveis mais altos, em 400 hpa, encontramos umidade de 59%, ingrediente favorável a manutenção de chuvas. Quanto aos índices de instabilidades desta sondagem, eles estão baixos, mas encontramos o Showalter, Ko-Index e Total-Totals dispostos ao favorecimento de chuvas, mas sem trovoadas ou formação convectiva. Os ventos de altos níveis estão intensos, vindos da direção oeste-noroeste, ou seja, trazendo umidade de regiões tropicais e úmidas para as próximas 24 horas.
Segundo os prognósticos meteorológicos para curto prazo (máximo 48 horas) teremos boas chances para o tempo permanecer encoberto com chuvas e em certos momentos aumento da intensidade da chuva, isto se não houver alterações bruscas atmosféricas ditadas por mudanças rápidas do tempo. Por isso há sempre necessidade de acompanhar as próximas rodadas de dados que alimentam a análise meteorológica.
Devido ao solo estar encharcado, há necessidade de se prestar atenção as zonas de riscos e propensas a desabamentos e alagamentos.

Elder/consultor meteorológico
elder@meteotempo.com







Nenhum comentário:

Postar um comentário