quinta-feira, 23 de julho de 2009

Dia chuvoso e frio



Manhã chuvosa em Curitiba e temperaturas baixas. A frente fria que entrou no estado do Paraná no dia de ontem, se dirige para São Paulo de forma mais lenta. Ontem o seu deslocamento foi mais rápido pelo estado, trazendo chuvas fortes, ventos e trovoadas. Os volumes acumulados foram significativos em poucas horas. Agora chove de forma moderada na região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais. No norte do estado a chuva está mais forte e acompanhada de trovoadas. Ontem em Curitiba choveu 27.0 mm, na Estação Órion, Vila Izabel e hoje até as 12 horas 10.4 mm. No Aeroporto Afonso Pena foi registrado até as 9 horas de hoje 31.0 mm, no Juvevê 35,7 mm e estação oficial do Inmet 12 mm.
A partir da tarde começa o ingresso de ar frio pelo oeste e sudoeste do estado fazendo com que as temperaturas entrem em acentuado declínio, devido à atuação de uma forte massa polar cruzando os Andes e instalando-se na Argentina. Esta massa polar, segundo os modelos numéricos GFS, ETA, WRF e MM5, podem trazer neve para a província de Buenos Aires, Andes, locais isolados do Uruguai, serra Gaúcha e Catarinense.
Como conseqüência do forte resfriamento haverá condições para geadas amplas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. As temperaturas podem chegar em média na casa dos 3 graus negativos. Em Curitiba a temperatura mínima deve chegar entre 1ºC a 3ºC, segundo a maioria dos prognósticos.

Elder/Consultor Meteorológico

Nenhum comentário:

Postar um comentário