sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Curitiba choveu mais que o dobro da média histórica

Ontem (30/0-9/2009), as temperaturas mínimas foram registradas na casa de 6°C a 7 °C em muitos setores da cidade. Esses valores baixos são decorrentes de uma alta pressão que ingressou no sul do Brasil trazendo frio para a capital paranaense e a vários setores do Paraná. Esta alta pressão se deslocou para o oceano. Com isto haverá um aumento gradativo das temperaturas nos próximos dias.

O tempo ainda segue encoberto sujeito a chuvas leves no decorrer do período. Há uma tendência para as áreas de instabilidades aumentarem devido a chegada de uma fraca frente fria nas próximas 24 horas.


30/09/2009 - 15 hs

Neste mês de setembro o volume de precipitação em Curitiba ficou bem acima dos valores históricos registrados pelos institutos de meteorologia. Nota-se que choveu mais que o dobro da média histórica, ou seja, em setembro de 2009, foi registrado um volume de chuva mensal acima de 300 mm na maioria das estações meteorológicas da cidade. Portanto temos aí uma ação do fenômeno El-Niño influenciando as condições climáticas no mês e como projeção tende a influenciar de forma a manter estas anomalias de precipitação para os próximos meses. Tudo indica que a quantidade de chuva na cidade deve ficar na faixa entre a média histórica e acima da média para o mês de Outubro e Novembro.

Elder/Consultor Meteorológico

Nenhum comentário:

Postar um comentário