sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Tempo severo no Paraná

Em 15/10/2009 o Paraná foi fustigado por fortes temporais, acompanhados de raios ventania, formação de tornado (em localidade do sudoeste do estado) e chuva forte, a frente fria se deslocou para São Paulo. 
Estes temporais observados desde a tarde do dia 14/10 e madrugada adentro foram decorrentes de um ambiente atmosférico que figuram elementos como uma área de baixa pressão, ventos de noroeste e umidade em níveis médios, proporcionando uma alimentação vinda de regiões tropicais e úmidas, incrementados por uma frente fria. Com isto, desenhou-se um cenário severo sobre o estado e condições para evolução da supercélula no sudoeste do estado, onde os estragos já foram narrados pela imprensa, órgãos da defesa civil e diversos institutos meteorológicos.


FONTE:NOAA - PRECIPITAÇÃO - REGIÃO CENTRO-SUL

Novas áreas de instabilidades estão ativas sobre o Paraguai, adicionado ao ambiente instável que ainda permanece sobre o estado podem provocar pancadas de chuva e possiveis trovoadas ao longo do dia (16/10) nas regiões paranaenses. Para os próximos dias os porgnósticos numéricos apontam para chuvas sobre o estado, com chance de melhorias nas condições do tempo a partir do dia 20 ou 21/10/2009.

Elder/Consultor Meteorológico

Nenhum comentário:

Postar um comentário