sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Meteorologia - Prognóstico do Tempo para o Brasil e Paraná




Fonte: RAMSDIS-CIRA/RAMM - 12:58 UTC



A Zona de Convergência de Umidade é responsável pelas pancadas de chuva e trovoadas na Região Centro-Oeste, Sudeste e parte da Região Norte. Podem ocorrer temporais localizados fortes com rajadas de ventos e descargas elétricas nestas regiões.
No Nordeste, apenas o oeste da Bahia, sul do Piauí e Maranhão estão com uma cobertura de nuvens mais significativa. Portanto, existe o potencial para pancadas passageiras de chuva nestas áreas. No restante do Nordeste e grande parte do Pará e Amapá, o sol segue firme com pouca nebulosidade; favorável às temperaturas altas, acima de 37°C.
Na Região Sul um ar mais estável estabeleceu sobre a região, mantendo condições de tempo aberto e com sol na maior parte dos estados desta região. Apenas a faixa leste de Santa Catarina e Paraná que está com tempo encoberto.
Em São Paulo e Rio de Janeiro faz sol com temperatura em elevação



Fonte e créditos: CPTEC/INPE/DSA - GOES 10 - 13:15 UTC

No Paraná, pela imagem de satélite, temos maior cobertura de nuvens no setor leste e sudeste do estado, onde podem ocorrer chuvas ocasionais e rápidas nas encostas da serra do mar, porém, com pouca probabilidade.
Na maior parte da região o tempo segue firme com sol brilhando e temperaturas em elevação. Com o aquecimento, podem ocorrer formação de núcleos passageiros de chuva de forma isolada em encostas do interior do estado. Portanto, a probabilidade de ocorrência de chuvas no estado no dia de hoje é bem baixa. O que perceberemos com maior clareza e distinção é a manutenção da estabilidade, devido às características do ar que chegou ao estado nas últimas 24 horas. Esta massa de ar seca não provocará o declínio das temperaturas.

Prognóstico do Tempo para o Estado do Paraná

24/10/2009

Para o final de semana, principalmente a partir da tarde de sábado, o tempo deve mudar no Paraná, pois condições favoráveis nos níveis médios da atmosfera irão influenciar o tempo, provocando a volta das pancadas de chuva e trovoadas, como também haverá um aumento significativo dos índices de instabilidades (ingredientes para temporais). No domingo a instabilidade aumenta, uma vez que uma frente fria passa pelo oceano dando suporte a um cavado em superfície, conseqüentemente, teremos a ativação e formação de áreas com chuvas na maioria das regiões paranaenses

Elder/Consultor Meteorológico

Nenhum comentário:

Postar um comentário