sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Tempo em Curitiba - 07/10/2009


Tempo encoberto com chuviscos em Curitiba:

Depois das fortes chuvas ocorridas no dia ontem (linha de instabilidade), com trovoadas e granizo em pontos isolados, as chuvas se distribuíram pela madrugada e manhã de hoje de forma bem isolada na Região Metropolitana. As temperaturas entraram em declínio. Devido ao aumento da velocidade dos ventos ESE a sensação térmica é menor. A circulação oceânica também reforça este quadro.
As chuvas de ontem foram expressivas, variando entre 20 mm a 38 mm nas estações meteorológicas da cidade. Houve queda de granizo em áreas isoladas.









A frente fria se desloca pelo litoral, devendo atingir o estado de São Paulo no fim do dia ou durante a noite. Esse sistema frontal que influencia o Paraná traz condições para chuvas com trovoadas do centro para o norte do estado (com tendência para pancadas isoladas de chuva).

Em Curitiba, há possibilidades de chuvas leves ocorrerem na noite de hoje e em parte do dia de amanhã, mas com menor volume de chuva. O modelo GFS estava apontando chuvas intensas para amanhã – 60 mm - (08/10) devido ao fortalecimento das instabilidades. As chances de se realizarem estes eventos de chuva prognosticados acima com volume expressivo na capital paranaense são pequenas, mas não se deve descartar o indicativo. As posteriores rodadas do modelo GFS já diminuíam esse volume, colocando chuvas de intensidade leve e moderada, somando no máximo 15 mm nestes dois próximos dias com probabilidade média de 60% a 70%. Para reforçar o ultimo prognóstico do tempo, o Modelo ETA e Modelo Brahms, também colocam um volume de chuva (3mm a 5mm) bem menor que o anunciado às 15 horas de ontem pelo GFS. Temos uma discordância de modelos. Tudo indica, pelas análises meteorológicas mais atualizadas e com a ajuda do satélite, os modelos regionais vão preponderar.

Devido à discordância, o grau de previsibilidade passou a ser baixo.

Portanto, o tempo em Curitiba deve seguir encoberto sujeito a chuva leve ou a eventos de chuvas ocasionais moderadas, com ventos moderados da direção ESE E SE.


Elder/Consultor Meteorológico

Nenhum comentário:

Postar um comentário