sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O Tempo no Brasil e Paraná


O centro de baixa pressão se afastou da costa brasileira, mas ainda pode provocar agitação marítima no sul e sudeste do Brasil. Um centro de alta pressão está se deslocando pelo litoral do Uruguai, responsável por ventos frios e declínio de temperatura no sul do Brasil. Este sistema de alta pressão é responsável pela umidade no litoral e pelo tempo encoberto sujeito à chuva isoladas no litoral, e chuvas leves ou ocasionais na serra do mar e parte do leste da Região Sul. No interior da região o tempo segue mais aberto com nebulosidade variável e sol.

Uma frente fria está altura do Rio de Janeiro associada às áreas de instabilidades que estão no interior do continente. Ambiente propício a acontecimentos de pancadas fortes de chuvas, acompanhada de descargas elétricas.

Muitas nuvens se formaram na Bahia, Minas Gerais, Goiás e Tocantins, logo há uma tendência para eventos de pancadas de chuva ao longo desta sexta feira.




Uma alta pressão se localiza no litoral do Uruguai, responsável pelo declínio das temperaturas no sul do Brasil. Este sistema mantém o tempo encoberto no setor leste da região com possibilidade de chuvas isoladas no litoral e trechos de serra. No interior o tempo está mais aberto, com elevação de temperatura.



Fonte: CPTEC/INPE/DSA - GOES 10 - 14:00Z

A tendência é de chuviscos e chuva leve no leste e maior estabilidade no interior do Paraná. Caso ocorrendo pancadas de chuva, elas serão bem localizadas ou acompanhando orografia

Elder/ConsultorMeteorológico

Nenhum comentário:

Postar um comentário